O QUE É CONTABILIDADE DIGITAL?

Se não estamos falando de um escritório virtual, então, o que é contabilidade digital? A melhor forma de entender o conceito é enxergando a internet como um meio para a realização de tarefas contábeis.

Isto substituiria o Contador? A resposta é Não! Então para que serve a contabilidade digital? Sua proposta consiste em utilizar as ferramentas online para tornar a atividade mais produtiva e eficiente. Podendo até gerar relatórios e fluxos de caixa sem precisar aguardar o Contador enviar os dados. Através da utilização de um sistema de gestão online onde você controla seu financeiro, suas vendas, seu estoque e emite nota fiscal eletrônica sem complicação.

Com ferramenta voltada para gestão financeira de empresas pode-se melhorar a rotina financeira das empresas e auxiliar o empresário, automatizando processos e utilizando a tecnologia a favor das empresas. Abaixo, listamos as principais funcionalidades que ajudarão o empresário a ter uma rotina facilitada e organizada:

  • Controle Financeiro
  • Controle de Vendas
  • Emissão de NF-e
  • Emissão de NFS-e
  • Integração bancária
  • Controle de Estoque
  • Importação Automática de XML de compra
  • Emissão de Boletos Bancários para Cobrança
  • Relatórios
  • Integração com o Contador

Gerir as finanças de uma empresa é parte do dia a dia do empreendedor. Se você não tiver conhecimento sobre as ferramentas de gestão do dinheiro, pode terminar com dívidas sem saber por que houve o descontrole. Substituir controles manuais por soluções que automatizam processos é uma das chaves para ganhar eficiência nessa tarefa.

Controle financeiro

Contas a pagar, valores a receber, controle de estoque, conciliação bancária, controle de vendas, fluxo de caixa, análise de relatórios… Para saber com precisão como está a saúde financeira da sua empresa, há uma série de informações que devem ser acompanhadas. O ideal, para a sua organização, é contar com um sistema único que englobe todos esses aspectos.

O controle financeiro oferece essa visão completa. Pelo sistema, devem passar todos os custos, despesas e receitas, organizados de uma maneira que facilite a produção de relatórios. Com eles, você poderá analisar com clareza quais são os maiores gastos e os melhores negócios que sua empresa faz. Um material e tanto para embasar as próximas decisões administrativas, não é mesmo?

Conciliação bancária

Um dos processos mais básicos e, ao mesmo tempo, mais importantes da gestão financeira de qualquer empresa é a conciliação bancária. Trata-se simplesmente da comparação entre o saldo bancário e o controle financeiro interno. Você verifica se o extrato da conta no banco bate com os lançamentos de entradas e saídas e com o saldo do caixa da sua empresa.

O objetivo é averiguar se há inconsistências entre uma coisa e outra – se houve divergências como cheques não compensados ou até mesmo erros internos de registro. Para permitir uma apuração exata, é necessário guardar sempre comprovantes de pagamentos, depósitos e transferências, notas fiscais e extratos bancários.

Fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa é outra tarefa essencial para a boa gestão financeira da sua empresa. Essa ferramenta nada mais é que a projeção de receitas e despesas da empresa em determinado período de tempo – geralmente de, pelo menos, três meses.

A partir do fluxo de caixa, que abrange previsões de venda e datas de vencimento e recebimentos de parcelas, você poderá estimar qual será o saldo do seu caixa para o futuro, o que é fundamental para tomar decisões acertadas quanto a investimentos e tomada de crédito para compor o capital de giro.

É importante que a base de dados seja atualizada frequentemente para, além de fornecer números frescos para as suas análises, servir de apoio para estimar o fluxo de caixa do mesmo período no ano seguinte.

Viu só?

Você conseguirá se organizar a fim de ter mais sucesso na sua empresa.

Vamos inserir na sua empresa a Contabilidade Digital?

Converse conosco.

ContaAzul



Fonte: https://blog.contaazul.com/como-fazer-o-controle-financeiro-no-contaazul

Compilado por SILAS Contabilidade

Postado em: 22 de Agosto de 2018